Você está aqui

Recortar uma imagem no formato 16:9 no Photoshop

Até o século passado, o formato mais comum das fotografias era na proporção 3:2 (1,5), que eram geralmente reveladas em papel no tamanho 10 x 15 cm. Mas eis que surgem as câmeras digitais, popularizando o formato 4:3 (1,3), o mesmo formato da maioria das televisões e dos monitores de computador. E mais recentemente surgiram os monitores LCD, trazendo o formato 16:9 (1,77).

O formato 16:9, também conhecido como widescreen (tela larga), é o formato do momento e deve permanecer assim por muito tempo. Mas isso trouxe um problema: temos milhares de fotos digitais no formato 4:3, e a sensação de assistir uma apresentação de fotos 4:3 em uma tela 16:9 é a mesma sensação de assistir um filme widescreen em uma TV comum. A diferença é que na tela 16:9 vão aparecer duas faixas pretas de cada lado enquanto na TV vão aparecer aquelas faixas pretas em cima e em baixo.

As câmeras digitais mais modernas já possuem opção para registrar as imagens na proporção 16:9, mas o que fazer com as câmeras que não possuem essa opção? E pior ainda, o que fazer com as milhares de fotos no formato 4:3? A solução é simples: recortar as imagens.

Proporções de tela

Photoshop neles

A imagem abaixo no formato 4:3 será usada como exemplo.

Imagem original no formato 4:3

Para transformar uma imagem em qualquer proporção para o formato 16:9 (widescreen), abra a imagem no Photoshop, e selecione a ferramenta Letreiro Retangular (ou aperte a tecla M).

Ferramenta seleção

Em seguida, na barra de configuração da ferramenta, escolha o estilo Proporção Fixa e no campo Largura coloque 16 e em Altura coloque 9.

Estilo Proporção Fixa

Agora é só selecionar a área com a ferramenta e ir no menu Imagem -> Cortar.

Área da imagem selecionada

Voilá! Agora é só salvar a imagem e desfrutá-la no modo tela cheia no seu monitor. Confira a imagem final abaixo.

Imagem final no formato 16:9

Atenção!

Nem todas as fotos poderão ser recortadas nessa proporção, pois partes importantes da imagem poderão ficar de fora. Nesse caso não há o que fazer.

Para quem não tem o formato 16:9 em um câmera, o jeito é tirar a foto prevendo que uma parte de cima e outra de baixo da imagem será apagada. Ou vale até mesmo desenhar no próprio visor da máquina uma linha simulando a proporção 16:9.

Câmera digital

Não importa a técnica que for usada, o importante é saber que uma imagem 16:9 é muito mais agradável de ser visualizada em tela cheia do que as antigas 4:3.